segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Porquê Enke?

O meu primeiro post a sério toca num assunto desagradável, que nestes dias esteve presente em todos os noticiários e ao qual creio que ninguém ficou indiferente: a trágica morte de Robert Henke, um aguerrido defensor dos direitos dos animais, que jogou no Benfica e de quem até tenho um autógrafo, pois trabalhei junto ao estádio da Luz quando ele lá jogava.

Futebois à parte, gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Factos: em 2002, após a sua saída do Benfica, começou a sua depressão passado pouco tempo, por não se conseguir afirmar no Barcelona; andou alguns anos aos altos e baixos até se afirmar em Hannover; na época passada foi considerado o melhor guarda-redes do campeonato alemão; provavlmente iria ser titular na baliza alemã no Mundial 2010; não devia ganhar mal, concerteza.

Talvez o facto mais relevante de todos:  a morte da sua filha de 2 anos em 2006, que lhe agravou drasticamente a depressão que vinha de trás.
Porquê chegar onde ele chegou, e não pensar no que tinha neste mundo? Não pensar na esposa e na filha recém adoptada? Na sua carreira?

Houve quem comentasse comigo que é preciso ter coragem para se fazer o que ele fez.
Ora, a minha opinião é contrária. Para mim, ele estava num estado psicológico de tal ordem, que passou para o outro lado da 'linha' em termos de sanidade. O sofrimento interior é tal, que a prioridade nº 1 é acabar com esse sofrimento e tudo o resto passa para segundo plano.. seja o que for.

Nesse caso, acho que as coisas se invertem. Creio que passa a ser um acto de extrema coragem conseguir continuar neste mundo e um acto de cobardia ir embora e pôr um termo à vida. Nessa perspectiva torna-se fácil 'ir embora'. Toma-se a decisão, escolhe-se o método e avança-se. A partir dai, nada demove a pessoa que chega a este estado, pois ninguém se apercebe, porque a pessoa dissimula tudo o que sente, porque a sua decisão é mesmo a sério, ao contrário daqueles que informam meio mundo que o vão fazer apenas para chamarem a atenção.

Isto prova que o sucesso ou o dinheiro não são tudo.. podem ser ZERO ao lado de outras coisas, e a perda de algo tão precioso como um filho pode ter consequências devastadoras a nível psicológico, a ponto de se perder o interesse por absolutamente tudo nesta vida.

E também prova que os jogadores de futebol não são máquinas perfeitas (como se lhes exige) e nunca deixam de ser humanos e de ter os mesmos problemas dos outros.. por muitos milhões que recebam ao final do mês...

11 comentários:

Malena disse...

Coragem ou cobardia? Não penso que se deva analisar o assunto nestes termos. Foi um homem depressivo e desesperado que teve um impulso destrutivo. Nada o justifica aos nossos olhos mas não estávamos na pele dele! Sou mãe e não quero sequer imaginar o que seria perder um filho...

MarKekas disse...

Bem-vinda e obrigado por comentares Malena! :o)
Concordo contigo. Naquele estado uma pessoa deve perder a percepção do que é coragem ou cobardia. É um mundo à parte, uma outra dimensão...

Acrescentei mais uma nota no final do post.

um nerd disse...

sei e sinto o que escreves e entendo a descrição usada,correcta ou interiormente intelecto! não vou comentar ou questionar o porquê do termo de vida nestas condições vou apenas deixar a minha profunda tristeza perante a esposa e filha adoptada...

um nerd disse...

Ah é verdade Enke é sem "H" sr.galo :-)

Galo disse...

Não vale a pena tentar entender ou classificar o suicídio. Para tal era necessário entender a mente humana.
Cobardia? Coragem? E porquê uma ou outra coisa?
Isto somos nós, que temos a mania de classificar tudo.
Eu sinto sempre muita tristeza em situações destas porque nenhum de nós está livre do mesmo. A nossa cabeça pode variar de um momento para o outro. É tudo uma questão de química e quando a fórmula sai errada, por motivos alheios à nossa vontade, pode acontecer a qualquer um.
É triste, porque a morte é a única certeza que temos e não há nada que justifique a sua antecipação. Mas não está nas nossas mãos...

MarKekas disse...

Mega corrigido! Mas que grande 'broa'.. por isso é que tinha poucos resultados nas pesquisas do google!! Shame on me..
Obrigado nerd da motoreta! ;o)

Bem visto Galo (isto é mesmo estranho chamar Galo a outra pessoa, lol). Temos mesmo a mania de classificar tudo. Aquilo é uma outra dimensão que só consegue avaliar quem por lá passa.. e mesmo quem sobrevive a ela nunca mais é a mesma pessoa.E de facto, nenhum de nós está livre...

Pipoca disse...

Também fiquei sentida com a triste noticia. E na minha opinião, tratou-se de um Homicidio bem camuflado e não de um Suicidio!

Uma pessoa quando tem uma Depressão e mais neste caso quando se tem dinheiro, procura ajuda ( trata-se ) ...

Kaja e 15 disse...

"São horas do Diabo" Dizem os antigos.
Em certa parte em acredito! Talvez um minuto depois, uma chamada recebida, um grito dum desconhecido, e Enke não o teria feito!
Apenas temos que lamentar, e no fundo... compreender...

Cmp's
Kaja

MarKekas disse...

É verdade talvez um acontecimento qualquer uma fracção de segundo antes pudesse ter evitado a desgraça.. tb já me passou isso pela cabeça.

Pipoca, não me parece que tenha sido homicidio. Por vezes as pessoas pensam que não há volta a dar. Ele camuflou foi o que lhe ia na Alma. Há depressões assim, só com viagem de ida.. e acredita que sei do que falo.. não escolhi este tema por mero acaso...

Genitrix disse...

Estas noticias mechem comigo, acho que a vida daquele homen devia andar num turbilhão de sentimentos....
Ele estava a beira de ser internado, e como recusou tratamento, corria o risco da menina que adoptou lhes fosse retirada.
Eu nem quero imaginar o que será perder uma filha, deve ser amaior dor do mundo........
Ele desta maneira fez com que a esposa continue com a filha que adoptaram, só é pena que ela esteja sozinha com a menina e não sejam uma familia a 3.
Em relação ás motivações, se foram estas ou outras, só ele saberá.
Ele deixou uma carta a mulher, talvez tenha conseguido lhe explicar, mas isso é uma coisa entre eles e ninguém tem nada queandar a chatear a familia dele.
Tenham respeito srs. jornalistas

Carla disse...

Concordo contigo, o dinheiro não é tudo :/ o que me choca mais nisto foram mesmo as circunstâncias da sua morte :(