segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Para a Frente é que é o Caminho...


Bem, hoje não me conseguia ir deitar sem vir aqui escrever este post.
Tive de ganhar coragem para o fazer, vou vou demonstrar alguma (ou muita) cobardia.
Se calhar vão ficar zangados comigo, mas não faz mal.. vão ter razão para o fazer.

Eu vivo com a minha mãe, somos dois puros equilibristas, neste momento só nos temos um ao outro e dependemos um do outro para sobreviver.. mas eu e ela damo-nos pessimamente mal. Temos feitios muito parecidos mas pensamos muita coisa de forma diferente. Somos teimosos e orgulhosos, e irritamo-nos um ao outro com facilidade.

Dia sim dia não discutimos, por coisas que não valem nada.
Existem factores alguns externos que contribuem para tudo isto, como:
. termos dificuldades de várias ordens (que não interessam agora);
. termos uma família de puros loucos à nossa volta, que nos quer tirar de forma desonesta coisas da família sobre as quais temos direito legítimo;
. vivermos numa zona e num prédio onde diariamente imperam a ignorância, a mesquinhez, a inveja e a difamação sobre nós.. apenas porque fazemos a nossa vida sem passar cartucho a quase ninguém.. e como não damos que falar, as pessoas inventam mentiras gravíssimas e andam a espalhar!;
. e agora não me lembro de mais nenhuma.. mas há mais...

Ou seja, já não basta termos feitios danados, e ainda vivemos sobre constante pressão e stress.. diariamente a qualquer hora. Normalmente os nervos andam à flor da pele, e à mínima coisa.. discutimos.
Uma coisa péssima que acontece desde há bastante tempo, é que quando estamos de cabeça quente, gritamos e chamamos nomes um ao outro, tipo estúpida e tal. Discutimos como eu nunca discuti com nenhuma namorada minha, por exemplo.

Ora, isto não se faz a uma Mãe. É uma brutal falta de respeito. Ela pode chamar-me estúpido a mim, mas eu não posso a ela. Eu de facto sou estúpido, mas ela não.. por muito que a gente discuta e ela não tenha razão.
Foi ela que me criou.. da melhor forma que conseguiu, e não tenho razão nenhuma de queixa. Nunca foi uma Mãe desnaturada ou ausente.. pelo contrário, até passou fome quando eu era pequeno, para que não em faltasse nada.

Ontem ao final da tarde tivemos mais uma discussão 'daquelas'.. por uma merda que não valia nada. Depois à noite saí de casa e ela estava deitada.. tinha adormecido no sofá. Com certeza que estava triste.

Hoje de manhã acordei cedo para ir à praia jogar um beach volley (sim, em pleno Novembro).. e a minha mãe andava a passarinhar pela casa a falar para as paredes, a 'refunfunhar' sozinha, danada comigo por causa da discussão do dia anterior.
Levantei-me da cama e vesti-me para sair.. mas antes de o fazer, engoli o orgulho, cheguei-me ao pé dela e disse-lhe para irmos embora daqui, pormos a casa à venda (que comprámos e temos sustentado com um enorme esforço) e para mudarmos de vida longe daqui.. e depois resolvíamos o resto. Dei-lhe um abraço e, pela 1ª vez, pedi-lhe desculpa pelas discussões, etc. Prometi-lhe a ela e a mim que não íamos discutir mais, pelo menos daquela forma sem sentido. Pode-se discutir sempre de forma civilizada. Dei-lhe um beijo na testa e pirei-me envergonhado (com vergonha de mim, claro).

Agora é vermos a melhor altura para por a casa à venda e pirarmo-nos daqui. Mafra e Margem-Sul são hipóteses, mas isso logo se vê. Vou é querer obter o máximo de informações em relação às zonas para onde vamos. Alugar uma casa pequena, de preferência com quintal ou terraço, para as minhas princesas (que ainda não vos apresentei) brincarem.

Conclusão:  por muitos factores que existam à nossa volta, nunca há justificação para se falar mal para uma Mãe, e muito menos uma como a minha, que sempre foi exemplar como Mãe e como Pessoa. É preciso é ter calma, parar para pensar, controlar os nervos e resolver as coisas da forma mais correcta e civilizada. E venho aqui assumir o compromisso de que a partir de agora vai ser assim. É nos momentos difíceis que as pessoas se devem unir mais do que nunca para ultrapassarem as dificuldades.

Quero agradecer à minha amiga M, que ontem, e provavelmente sem saber, me transmitiu uma imensa energia positiva.. e eu andava a ressacar por isso. Obrigado M!  :o)

Desculpem o desabafo... :o(

Desculpa Mamy, e vamos embora que para a frente é que é o caminho!!

9 comentários:

Genitrix disse...

Eu também já passei por algumas discuções com a minha mãe, a maioria delassem sentido algum, nunca lhe chamenomes, mas pensei neles, ela sim já mos chamou e alguns bem graves, mas o que lá vai lá vai, e desde que sai de casa que nos damos melhor :) é sem duvida a minha melhor amiga e sei que posso contar sempre com ela, tal como tu aposto que tb podes contar com a tua.
Vais mesmo sair dai??? e depois como é os domingos nas maças?
Beijo grande, se precisares de alguma coisa sabes onde estamos :)

Malena disse...

Gostei! Quando a minha mãe me dizia que eu só saberia o que era amar um filho quando tivesse um eu ria-me e achava uma parvoíce. Agora sei o que ela queria dizer!É um amor tão profundo que não se consegue descrever. Podes amar um homem ou uma mulher deseperadamente mas trocas tudo pelo teu filho. Eu dava a vida pelo meu! Fizeste bem em engolir o orgulho. Quantas vezes o fazemos com um patrão ou um desconhecido, muito mais o podemos fazer com a nossa mãe. Pena é que percamos a cabeça e passemos dos limites nas discussões... Tens que contar até 30 antes de falar e vais ver que td começa a melhorar! Boa sorte e boa vida! **

Kaja e 15 disse...

Estou de acordo contigo.
A vizinhança, quando não damos troco arranja logo maneira de nos de nos atingir.
Quanto ás discussões com a tua mãe, evita-as a todo custo, ninguém te ama tanto como ela, embora de vez em quando nos tirem do sério.
Pedir desculpa a uma mãe é um acto que todos devemos ter quando ultrapassamos as marcas e o orgulho é muitas vezes engolido quando não o devemos fazer.

Ass: 15

Galo disse...

Nunca é tarde para reconhecer os erros e mudar.
E quanto a vizinhança... como eu te compreendo.

MarKekas disse...

Por aqui não vou acrescentar mais nada.. apenas que não há discussões há 2 dias..

Obrigado a todos pelas vossas palavras! :o)

Anónimo disse...

Todos erramos, e só pelo facto de admitires q errastes quando faltastes ao respeito á tua Mãe, já é muito bom. Mas n o faças mais, nunca te esqueças q foi ela q te fez ser a Excelente pessoa q és....e aproveita e n te esqueças tb dos sacrificios q ela fez, e q continua a fazer para q nada te falte...MÃE, só há "Uma"!!!Quanto ao facto de todas as outras dificuldades, elas resolvem-se, tivestes um bom exemplo de uma história, q n é história, q te contaram no sábado...e está tudo resolvido, e ultrapassado, com muita coragem e determinação, q de facto é muito importante, mas ultrapassou-se....
Quanto á amiga q te deu essa Energia Positiva, aproveita-a...a energia, claro, pq infelizmente n há muita gente c esse tipo de energias, por isso existem tantas pessoas infelizes....mas felizmente ainda existem algumas Felizes q nos possam passar coisas boas, e encorajar para uma nova vida...Olha, vamos entrar no Ano 2010, pq n traças grandes objectivos para este ano?? Era um bom começo para um novo caminho... o tal caminho q falas...Beijos, e sabes q podes contar comigo!!

MarKekas disse...

Márcia, vou pensar bem em tudo o que disseste. Obrigado pelas palavras e (mais uma vez) pela Energia Positiva e contagiante! :o)

EU SOU EU disse...

Amigo...é profundo mas também é um orgulho poder ler certas divagações que escreves...em relação a esta divagação sobre as mães do mundo...acho que já descobriste a resposta... UMA MÃE é UMA MÃE sempre...e merece sempre o nosso respeito e admiração...

MarKekas disse...

Miguelito, thanks por apareceres e pelas palavras! Um abraço! :o)

Márcia.. nem te dei as boas-vindas pah! Sorry.. Be-Vinda ao meu cantinho! :o)
Depois revolvemos aquele problema.. ;o)
Beijoca*