quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Floco de Neve

11 de Junho de 2009, 15:01

Vou no comboio a caminho do trabalho,
acabado de sair da penúltima estação
antes do meu destino.

Olho em frente.
Está um senhor dos seus 50 e tal anos,
sentado de frente para mim.
Desembrulha um rebuçado.. um floco de neve.
Mete-o na boca, enrola o papel e deixa-o cair para o chão,
como se não fosse nada com ele.

Fico a olhar fixamente para o papel.
De seguida, olho fixamente para ele.
Ele olha-me com ar de desdém.
O seu olhar diz-me: "o que é que foi?!"

Olho novamente para o papel.
Levanto-me, debruço-me, apanho o papel,
meto-o no bolso da camisa do cromo e digo-lhe:

"O senhor podia ter um pouco mais de civismo!!
Não podia guardar o raio do papel consigo
até encontrar um caixote do lixo?!!!"

Ele olha-me fixamente, mantendo-se sentado.
Então, encolhe os ombros e diz:
"Epah, tens razão rapaz...
são maus hábitos que tenho de mudar..."
Ao que eu respondo:
"Pois.. peço desculpa por o ter abordado desta forma..
mas estas coisas.. chateiam-me (no mínimo).
Tenha uma boa tarde."


De repente
oiço alguém dizer: "boa tarde".. lá ao fuuundo..
A minha visão fica meia turva.
Pestanejo.. e dou por mim sentado.
Olho para cima.. é o revisor da CP.
Retribuo as boas tardes e mostro-lhe o passe.

Quando este segue o seu caminho, olho em frente.
Ali está o senhor de 50 e tal anos..
com um alto na boca..
é um rebuçado..
é um floco de neve.
Olho para o chão junto a ele..
ali está, enrolado.. o papel.


11 de Junho de 2009, 15:02

O comboio pára na minha estação de destino.
Volto a olhar para o senhor..
está a ler um jornal, daqueles gratuitos,
nas calmas.

Levanto-me..
respiro fundo..
vou para a porta.. e saio..


.. quase conformado e a pensar que.. não vale a pena..



.. quase conformado.


« retirado do meu diário de uma das minhas redes sociais »

10 comentários:

Malena disse...

Apetece mandar esse pessoal à merda! Deve ter pensado que eras um puto atrevidote. Devia escorregar no papelito ao levantar-se!

Pipoca disse...

Infelizmente existem muitas pessoas,que não se esforçam para mudar os seus maus hábitos.

Devia lhe dar uma bela de uma caganeira !

Bloguótico disse...

Mais do que pessoas como esse senhor do combóio, deveriam existir mais pessoas a chamar-lhes a atenção para situações como essa... com ou sem resultados!

Mais uma vez, obrigado pela visita ao "crónica"! :D

Galo disse...

Um dia, no verão de 1995, andava em férias pelos Pirenéus espanhóis, ali na zona de Navarra e como estava perto, fui satisfazer a minha curiosidade acerca da bela cidade de Donostia, conhecida em castelhano por San Sebastián, que eu já tinha visto em catálogos turísticos. Um dos ex-libris da cidade é o célebre "Passeio da Concha", sobranceiro à praia do mesmo nome e que já ouvi descrita como a Copacabana da Europa, onde grupos de veraneantes se juntam logo pela manhã a jogar um jogo estranho, qualquer coisa parecida com a "pelota basca", mas jogado com uma raquete, contra o paredão da praia.
O passeio envolve toda a baía e a protecção que previne eventuais quedas para a praia, tal como os bancos, são de ferro (fundido, ou forjado?!?!) pintado de branco, onde não se vê um ponto de ferrugem.
À minha frente seguia um sexagenário que, ao passar perto do cesto do lixo, se baixou a apanhar um papel que alguém tinha deixado cair no passeio impecavelmente limpo.
Ou aqueles "velhos" bascos estão muito à frente, ou são os portugueses que ainda lá não chegaram.
Esperemos que eles tenham tempo de aprender, antes que este (i)mundo acabe por sucumbir aos ataques de ignorância.

MarKekas disse...

Galo: o teu comentário é bem elucidativo na comparação do civismo lá de fora com a nossa falta do mesmo.

Bloguótico: obrigado eu pela visita ao meu blogue de maçarico, acabadinho de sair do forno :o)

Às meninas e ao Galaró já dei as boas-vindas. Continuo admirado com o feedback que tenho tido aqui.. :o)))

A todos: não sei se repararam que na história que contei, eu nunca cheguei a mandar-vir com o tal senhor. Já o fiz noutras alturas, mas a minha indignação é tal, que sou muito violento nas palavras (passo-me com estas coisas).. e depois dá problema.. apesar de saber bem descarregar a ira cá pra fora e fazer com que essa gentalha oiça umas boas verdades! ;o)

MarKekas disse...

Ah, e pra mim era instaurar uma ditadura neste país.. estilo Suiça, mas com o pormenor de haver uma carrada de polícias à paisana nas ruas, e quem mandasse lixo para o chão era preso e tinha de passar 24 horas numa solitária sem luz, água ou comida! Andava o país que nem um brinco!

E claro que esse castigo se poderia aplicar a muitas outras situações.. mas é melhor ficar por aqui, que é pra não escrever um testamento! Hehe!!

Genitrix disse...

Eu entendo bem o que escreveste, faz-me confusão como é que as pessoas atiram tudo para o chão, será que fazem o mesmo em casa? é o que penso sempre.
Eu já vi atirarem coisas pela janela dos carros enormes, tipo copos de plástico descartável, papeis, tudo...
Eu sou o oposto, tudo o lixo que faço quando vou na rua vai tudo ou para o caixote mais perto ou para a mala lol.
Eu até os cocós da minha menina de 4 patas apanho, e irrita.-me ir num passeio e ver que a maioria das pessoas não o faz

Kimberlito disse...

O Markekas, dá-lhe com força.

Carla disse...

A minha mala as vezes parece um caixote do lixo porque quando não há um caixote por perto, vai a papelada para a mala. Não gosto de ver essas pessoas assim que só pensam nelas!

MarKekas disse...

É verdade, isto faz-me mesmo confusão. São vocês com as malas e eu com os bolsos cheios de papelinhos.. cascas de banana e papeis no tablier do carro, etc.. lol!!

Há pouco tempo refilei com um taxista que deitou um maço de tabaco pela janela. Ouviu logo de mim.. "PORCO DE.. CÓCÓ"!! lol.. mas é preciso ter cuidado que uma dia ainda levo um tiro...

Sê bem-vinda e obrigado por apareceres Carla! :o)

Kimberlito.. thanks ai man! Bem-vindo! :P

Sara.. já falei ctg ali além mais abaixo, lol.