segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maratona para evitar a morte de uma cadelinha!!.. :o(

Bem, ontem o Dia da Mãe até começou bem. Dei o raminho campestre (do post abaixo) à minha mãezinha, tínhamos ido almoçar porcaria ao Mac, e já estávamos em casa na conversa, quando.. oiço uma barulheira na rua.. de um cão a ganir desesperadamente.. parecia que estava a ser espancado! Fui espreitar ao fundo do meu terraço e vejo umas pessoas a olhar para o chão.. para um cão pequeno muito quieto.

Saí disparado a correr, chego lá e era uma cadelinha pitbull, como a da foto, com 4 meses (info que me deram mais tarde), que tinha caído de uma varanda de um 2º andar (com altura de 3º). Estava viva, mas só mexia os olhinhos.
As pessoas começavam a aparecer para ver o que se passava. Um rapaz não queria que se mexesse nela, e queria que se esperasse até vir alguém para a assistir no local. Entretanto foram buscar a dona a um café ali perto, que não tinha carro, e o marido tinha ido ver a bola para Alvalade. A senhora só chorava...

Passado um bocado, fartei-me de esperar. Ninguém sabia quem chamar ao local.. pois não é fácil arranjar quem venha dar assistência a um animal como se faz às pessoas, muito menos a um domingo.
O tempo passava e a bichinha devia ter lesões internas que precisassem de assistência o mais rápido possível! Pegámos nela e pusemo-la no meu carro, direitinha no banco de trás com a dona ao lado.. e arranquei para um hospital veterinário que há no Restelo, aberto 24h.

Chegámos lá, foi logo assistida. Transfusão de sangue, umas injecções, ecografia, radiografias, etc. Tinha várias lesões internas, incluindo um pulmão perfurado, e precisava ser operada para garantirem que ela sobrevivia, pois as lesões podiam não estancar, etc.

Problema: Dinheiro!

Por tudo o que já lhe tinham feito, a conta já ia em quase 400 €. Com a operação disparava para 1.100 €. Sem adiantamento de 60% do valor, nada feito.. o director clínico não autorizava a operação.

Os donos nem tinham para pagar a consulta, quanto mais para aquilo tudo. E eu sem um tusto para ajudar. Se pudesse, pagava tudo sem pestanejar!
Ainda liguei à minha amiga M., que é doida por animais e conhece muita gente no meio, a ver se conhecia alguém naquela clínica.. para tentar meter uma cunha, sei lá! Infelizmente não conhecia lá ninguém.

Então, deram-nos a cadelinha de volta, toda anémica, pálida, a precisar de oxigénio (mais os raio-x e a ecografia), e disseram que talvez ela não durasse até ao dia seguinte..
Fomos a outro hospital vet. 24h, no Rato. A mesma coisa.. sem adiantamento, não há operação para ninguém. Ok, vamos a outro.

Fomos a outro na Estefânia.. a mesma coisa.

Os donos começaram a por a hipótese de lhe mandar dar uma injecção. Morrer por morrer, que não sofresse mais. Mas eu disse-lhes.. até que ponto ela não se safaria até ao dia seguinte, e depois iam a outro lado para ela ser assistida. Eles estavam à nora.. sem querer desistir dela.. e sem um tusto. Estavam mesmo a ponderar ir outra vez à clínica do Rato e pedir para lhe darem uma injecção (tinham perguntado e lá era mais barato.. enfim..).

Perante aquele cenário, disse-lhes para decidirem o achavam que era melhor para a cadelinha e para eles.. e fui-me embora, sem querer participar numa possível decisão de abate.. e escorriam-me as lágrimas enquanto conduzia. Não acreditava no que estava a acontecer.

Cheguei a casa às 21, mas estava em pulgas.. Às 22 fui tocar à porta deles. Ainda não tinham chegado. Às 23.. e nada ainda. Fiquei a pensar (e a rezar) para que não tivessem decidido aquilo que eu não queria. E eu não tinha ficado com qualquer contacto deles...

Acabei por me deitar.. dormi mal e porcamente.. e passei o dia no trabalho a pensar no assunto.
Quando estava a chegar a casa, hoje às 20:30, fui à porta deles para tocar à campainha e perguntar o que tinham decidido. Mas não tive coragem de tocar.. Não queria saber que tinham decidido dar-lhe "a" injecção. Caso ela se safasse, eu acabaria por a ver ali na rua a brincar. Mas ia ficar na dúvida.. e estava ali num dilema do caraças!!

Fui para casa, e quando estava a contornar o prédio dos donos da Miss (é o seu nome).. apareceu a dona à janela com um grande sorriso nos lábios.. e disse-me que quando foram de novo à clínica do Rato, com a decisão da injecção quase tomada, quiseram examina-la mais uma vez e decidiram deixa-la lá internada de noite. Hoje já está melhor, as lesões parecem estar a sarar e já se levanta e tudo!! Em princípio vai safar-se!!!!

YESSSSSSSS!!!!! JÁ GANHEI O DIA, A SEMANA, O MÊS E O ANO!!! YESSSSSSSS!!!! :o)))))

10 comentários:

Malena disse...

És mesmo um gajo fixe, carago!
merecias um milhão de beijos das bloguistas mais giras...mas contenta-te com o meu MUAH! XD

Genitrix disse...

Bem Galo grande maratona mesmo......
O gato esta a dizer que acha que conhece essa cadela, é do prédio da loja dos pais dele??
Esse Hosp no Restelo foi onde a minha menina nasceu, foram 633 euros para fazer a cesariana a mãe dela, eles são careiros, mas têm excelentes condições.
Sei que revolta, mas eles pedem esse adiantamento, porque muita gente deixa lá os animais e depois não os vão buscar por não terem dinheiro para pagar.
Espero que ela se safe, felizmente ainda existem pessoas que fazem o que podem e o que não podem pelos animais.

Beijokas

MarKekas disse...

Malena: contento-me com o teu.. que é da bloguista mais gira, sem dúvida!! :P

Sara: é mesmo essa cadelinha sim!
O hospital era muito bom, o serviço foi caro, mas via-se que tinham cuidados acima da média.

Não fiquei revoltado com o hospital, apenas com a situação em si. Eles explicaram que têm cerca de 60 mil euros de dívidas e que tiveram de adoptar certas regras. Fiquei triste, mas compreendi perfeitamente a situação.

O que interessa é que, se tudo correr bem, a Miss vai safar-se! :o)))

Liliana Sampaio disse...

Ganhaste o teu dia e eu hoje já ganhei o meu, só de ler! Parte-se-me o coração quando vejo estes animais a sofrer... A Miss é certamente uma vencedora!! :)

Beijoca

S* disse...

Oh são estas coisas que fazem tudo valer a pena.

Luís Santos disse...

Tens um bom e grande coração rapaz, não te conhecia assim.
Começo a gostar um pouco de ti, apesar de certas cenas. :)

MarKekas disse...

Liliana: é uma vencedora sim! Depois de uma queda daquela altura, nem sei como se safou!

S*: É mesmo!! :o)

Luís: Vê lá não abuses, que eu gosto mesmo é de gajas!! :PPP

Mas sinceramente, não foi nada de mais. Acho que qualquer um de nós faria o mesmo. Se não fizesse nada ia ficar cheio de remorsos!!

Abraço a todos!

Genitrix disse...

Já soube que a cadelinha já está em casa :)
Ainda bem:)
A bichinha deve a vida ti :)
Beijokinhas

MarKekas disse...

Pois é!! Já está em casa!! Vi-a ontem!! :o))))

Opah, vai na volta até se safava na mesma, mas pronto, fez-se o possível!!

Amanhã já ponho mais info!! :o))))

Just Me...S disse...

Boa amigo!!!!!! Até me fizeste vir as lagrimas aos olhos, eu tb sou assim com os cães!!!

Beijoca doce