domingo, 18 de abril de 2010

Serviços de Urgência Básica - 20 minutos???.. naaaaa......

Ontem tive uma agradável surpresa.

Ando há mais de uma semana com dores nas costelas por causa de uma queda, e como bom português que sou, andei a adiar a ver se passava, lol. E ainda mais estúpido.. fui 2 vezes ao ginásio.. e na 2ª vez (na 4ª passada), saí de lá cheio de dores. Dói-me a respirar, não arranjo posição para dormir e espirrar ou tossir é quase impensável.. até vejo estrelas com as dores.

Ontem lá decidi ir às urgências, mas durante a semana, numa farmácia aqui ao pé de casa, disseram-me que podia ir ao Serviço de Urgência Básica de Sintra. É uma espécie de extensão do Hospital Amadora-Sintra que existe em Mem-Martins, cobrindo a população do concelho de Sintra para ajudar a descongestionar as urgências do Hospital. Sei que há vários serviços destes espalhados pelo país, mas este existe desde Agosto de 2009 e eu não fazia a mínima ideia!!.. e penso que muita gente não sabe da existência disto!.. ou então sou mesmo eu que ando a viver noutro mundo...

Ora..

. Chego lá.. estacionamento privativo com uma carrada de lugares vazios.. (humm..).
Entro nas instalações, olho à volta e vejo umas 15 pessoas na sala de espera. Ninguém na fila para a inscrição.. (humm..). Faço a inscrição e pergunto ao sr que me atendeu qual seria sensivelmente o tempo de espera. Ele diz-me que, caso tenha a prioridade mais baixa, hora, hora e meia. (fixe!!).. e sento-me à espera. Tinha uma mochila com um livro lá dentro para ir lendo.

. Antes de pegar no meu livro, pego no telemóvel para responder a um sms e.. só tive tempo para escrever 2 linhas, pois chamaram-me para a triagem. (uau.. 1 minuto à espera??).

. Saio de lá com fita amarela no pulso, que tem prioridade acima da verde (fixe!!).

. Sento-me e continuo a responder ao sms.. e só escrevo mais umas 2 linhas, pois chamam-me para o raio-x. (mau.. outro minuto??.. isto é para os apanhados ou quê??).

. Estive uns 6/7 minutos no raio-x. Saio de lá e sento-me. (será que agora é que vai demorar? Nem vou pegar no telemóvel).

. E demorou.. demorou o dobro! Passados uns dois minutos sou chamado ao gabinete de uma médica! (pronto.. estou mesmo a sonhar!!)

. Chego lá, a médica olha para os raio-x no computador (desde há algum tempo que isso é tudo digital né), mas ela teve uma dúvida e então pegou e ligou para o Amadora-Sintra para pedir opinião a um ortopedista. Ela disse-lhe o nº do meu processo e passados uns 10 segundos ele estava do lado de lá a ver os meus raios-x no pc e dar o sue parecer. (uau.. isto que vejo já é banal há muito tempo, mas ver os nosso serviços de saúde assim tão à frente deixa-me boquiaberto!)
Bem, devo ter estado uns 5/6 minutos no gabinete.

. Saio, pago (10,15€.. chulos!! lol).. venho cá pra fora, faço as contas e chego à conclusão que, ao todo, devo ter demorado uns 20 minutos lá dentro! Ainda me estou a beliscar......

Para quem vive no concelho de Sintra, se não conhecem isto.. passam a conhecer!!

NOVO SERVIÇO DE URGÊNCIA BÁSICA EM SINTRA

Serviço de Urgência Básica de Sintra

Urgência Básica de Sintra entra hoje em funcionamento


Se duvidarem de mim, juro que não levo a mal!.. eu não acreditava se me contassem!!..

... e ainda me estou a beliscar.. RCC!! :P

.

9 comentários:

mjf disse...

Olá!
Amigo:
Hoje o tempo de espera é de 2.5 h, nesse mesmo SUB.
Porque as pessoas usam e abusam do que lhes é oferecido.
Já vieram cá pessoas porque a mulher não lhe conseguiu espremer um " ponto negro que tinha nas costas ":=(
Se eu te contar mais anedotas destas tu não acreditas. Se as pessoas souberem usar os serviços de saude todos lucram :=((((


Beijocas

MarKekas disse...

Oi!
A sério?.. parece que ontem fui um sortudo então!
De facto, essa do ponto negro é hilariante, no mínimo.
Eu só em último caso é que vou às urgências. Por exemplo, acho que para uma simples constipação, não faz muito sentido ir para lá.. mas isto é só a minha opinião, claro.

Malena disse...

Posso-te dizer que a Unidade de Saúde Familiar onde vou também é muito boa. Felizmente, já vamos tendo bons serviços. Pena que, como diz a mjf, as pessoas estraguem tudo com a falta de tino!
***

Just Me...S disse...

Sabes o que te digo...entraste noutra dimensão amigo pois isso não existe!!!!! RCC

Beijoca doce

Dream on girl disse...

Olha lá, essa anedota não teve piada! :P
Conta outra!!

MarKekas disse...

Opah! Para a próxima filmo tudo com o telemóvel!! Mas pronto.. eu compreendo-vos.. se não tivesse acontecido comigo eu não acreditava também! Ehehe!! :PP

Genitrix disse...

h hi hi hih ~tb já ouvi falar desse centro, mas não sabia que era assim tão rápido, ainda bem que te correu bem

Liliana Sampaio disse...

Está visto que em Sintra vivem os privilegiados... É o Seara que anda a mexer os cordelinhos, de certeza! :)

Anónimo disse...

olha és um sortudo! a minha filha no dia 30 de agosto de 2010, deu uma queda e foi transportada pelo INM, que não a queria transportar só apos tanto insistir dela é que a transportaram para o hospiotal de faro, onde lhe foi colocada a fita amarela (Tempo de espera uma hora),entrou naquele hospital cerca das 11h e 40 m. ás 16h30 ainda não tinha sido assistida. cheia de dores fui eu que lhe dei um comprimido que tinha na mala, apos estar saturada de ninguém a chamar fui ao balcão de atendimento e procurei se naquele hospital não existia ortopedista o que me responderam que esse serviço estava a funcionar dentro da normalidade. isto era cerca das 16h já tinha passado 4h e 30m mais ou menos. mandaram-me ir ao balcão de atendimento 5 ou 6. entrei dentro do hospital havia doentes deitados em bacas pelos cordores, aproximei-me junto do balcão, onde estavam varios enfermeiros perguntei se a minha filha levava muito tempo a ser chamada, nem resposta obtive. cerca das 16 e 30 m abandonei daquele hospital e fui procurar assistencia num hospital particular. passado algum tempo apareceu.me uma factura com 9€ 40 pra pagar de um episodio de urgencia. é claro que não o vou pagar uma vez que não foi assistida